Objetivos
- Conhecer alguns tipos de brincadeiras indígenas.
- Pesquisar e reconhecer a diversidade de grupos indígenas em nosso país.
- Comparar o modo de vida com o de crianças indígenas.
Conteúdos
- Índios no Brasil.
- Diversidade cultural.
Ano
4ª série
Tempo estimado
Quatro aulas.
- Fotos de brincadeiras criadas pelos índios
- Computadores com acesso à internet.
Desenvolvimento
1ª etapa
- Explicar que o propósito da aula é conhecer como brincam diferentes grupos de crianças indígenas no Brasil.
- Mostrar imagens de brincadeiras em regiões onde existem grupos indígenas debatendo as semelhanças entre elas.
- Enfatizar dois aspectos: Que apesar de as comunidades indígenas serem muito diferentes, na maioria delas predominam as brincadeiras junto à natureza, principalmente nos rios. E os brinquedos produzidos são feitos de materiais retirados da própria natureza.
- Em boa parte das atividades, as crianças menores brincam em grupos e sem competir, apenas para aprender diversas práticas do cotidiano.
- Finalizar o primeiro momento pedindo aos alunos que discutam sobre as diferenças e semelhanças em relação às próprias brincadeiras e registrem em texto sobre o debate individualmente.
2ª etapa
- Numa sala com acesso a internet e com computadores disponível os alunos ficarão em duplas.
- Terão acesso ao site recomendado pela professora para aprofundamento do assunto em questão: http://pibmirim.socioambiental.org.
- Neste site a professora explicará ao que se propõe o acesso pois grande partes das informações já se encontram subdivididas e disponíveis para acesso de todos.
- A professora dará aos alunos um tempo para explorar o site para que façam um reconhecimento das informações contidas.
- Com essa exploração pedirão para que os alunos a acompanhem pelas partes que serão feitas explicações referentes ao assunto, começando pela aba Antes de Cabral>Quem são>Onde estão>Línguas e em seguida Como vivem, explorando as informações dadas e fazendo indagações com os alunos.
- Os alunos em dupla farão um recorte do que foi mostrado pela professora, farão um relatório de cada aba estudada para que seja apresentado a todos na ultima aula procurando informações em outras fontes para que seja feita uma comparação com os dados do site, se falta informação, quais seriam?
3ª etapa
- Os alunos apresentarão suas pesquisas baseados na proposta do site e farão uma comparação com sua realidade.
- As pesquisas serão colocadas na parede como forma de exposição de informações.
- A professora pode finalizar a aula dando um tempo de 15 a 30 min. para que possa cadastrar os alunos no site e eles possam jogar em sala ou na sua casa os jogos propostos pelo site em relação às brincadeiras indígenas.
- Fazer votação escolhendo uma brincadeira indígena para que na próxima aula seja confeccionada e jogada entre os alunos.
- Confecção do jogo com e discussão com os alunos sobre a relevância do assunto com a proposta de que os alunos produzam um texto curto que identifique a influência indígena na nossa cultura, com base em nas brincadeiras e na cultura que eles conheceram. O texto pode ser incrementado por meio da comparação com algum jogo que eles veem como semelhante aos dos indígenas. Avaliar se a turma incorporou a compreensão de que esses povos não são homogêneos, mas diferentes em termos de cultura, língua e práticas sociais.